Página acrescentada em 22 de outubro de 2005. Atualizada em
setembro de 2020.
Nasceu
no bairro da Barra Funda em São Paulo no dia 21 de setembro de 1921.
Um cliente famoso na oficina de seu pai foi Benedicto Lopes, piloto que comprou a Alfa Romeo 8C-2300 Monza com que a francesa Hélle-Nice se acidentou em 1936 no “GP Internacional Cidade de São Paulo” disputado nas ruas do bairro Jardim América em São Paulo.
Depois
de trabalhar e aprender bastante com o pai e os irmãos, abriu sua própria
oficina em 1941, isso com quase 20 anos, mesma idade com que tomou
contato com as pistas, andou com um velho carro Alfa Romeu modelo “Grand Prix” provavelmente
emprestado por
Benedicto Lopes.
Finalmente em
1956, aos 35 anos, passou a correr com regularidade. Nesse início usou um carro esporte Ferrari 250 MM de 2490cc. ano 1951 que comprou de Arnaldo Borghi, amigo entusiasta do automobilismo e político em Campinas. Depois de duas corridas comprou um carro modelo Mecânica Nacional construído por Victor Losacco com chassi tubular de construção própria, motor Oldsmobile Rocket V8 com quatro carburadores duplos Solex entre outras coisas, ficou conhecido como Eclipse Especial/Oldmobile e sua estréia foi numa prova em homenagem ao ex-piloto campineiro Benedicto Lopes, correu com ele até 1960 quando vendeu para Jaime Guerra.
Em 1956
correu em dupla com o sobrinho Waldemar
Santilli a “I Mil Milhas Brasileiras”,
com uma carretera Cadillac que Waldemar havia comprado no Rio Grande
do Sul, mas um problema com a roda dianteira tirou-lhes a chance de
uma melhor colocação, chegaram em 11º lugar, mas na prova seguinte
que participou, venceu. Depois da Mil Milhas participou do "Premio Santos Dumont" correndo em 2 provas, a primeira para Mecânica Nacional onde chegou em 5º lugar, e depois da prova para Carreteras onde obteve sua primeira vitória. Ano seguinte fez participação dupla em outras duas provas.
Descendente de italianos (oriundi) era um músico nato, excelente tecladista. Em todas as festas, confraternizações ou churrascadas com pilotos, mecânicos e dirigentes, lá estava ele com seu acordeom alegrando a festa.
No ano
de 1957 usando a carretera Cadillac sagrou-se Campeão Paulista na
categoria Turismo Força Livre (nova denominação das Carreteras) em uma disputa acirrada com
Luiz Américo Margarido.
Disputando as “Mil Milhas Brasileiras” de 1957 e ocupando a primeira
posição atropelou um cavalo, perigo comum em Interlagos daqueles
tempos, nessa mesma prova Djalma Pessolato perdeu a vida em um
capotamento causado também por um cavalo. Os amigos pilotos lhe
deram então um troféu extra-oficial:
"Cavaleiro da Pista".
Só em 1960 voltou para disputar a prova da inauguração de Brasília em abril e em novembro a “V Mil Milhas Brasileiras” com a intenção de parar definitivamente de correr. Correu em dois carros, fazendo dupla em um com Waldemar Santilli, seu sobrinho, na carretera Cadillac (nº 84), abandonam por problemas mecânicos; e em outra carretera com Ivo Rizzardi (nº 88), chegaram em segundo lugar naquela prova que ficou histórica por ter sido a primeira vitória de um carro nacional, o FNM/JK com Chico Landi e Christian Heins. Mas poderia ter sido diferente, estavam disputando o primeiro lugar quando uma barra estabilizadora se soltou e o tempo perdido no conserto os alijou da disputa pelo primeiro lugar, sem no entanto perder o segundo lugar. Depois dessa prova parou de correr.
Mas dez anos depois retornou mais uma vez e participou da “X Mil Milhas Brasileiras” em novembro de 1970 em parceria com o também veterano Antonio Versa na carretera Chevrolet, mas não foram bem, chegaram em 23º lugar na classificação geral e 15º lugar na categoria Div. 4, aí sim, encerrou definitivamente sua carreira de competições aos 49 anos de idade.
Parou
com as corridas
mas continuou em sua oficina “Cambio Técnico”, no bairro da Barra
Funda, a prestar assistência aos carros comuns e aos carros de competição.
Perto de
completar 70
anos de idade iniciou a construção de uma réplica da BMW M1, com motor Corvette V8 preparado, carro que consumiu dois anos de muito
trabalho, e que quando pronto pretendia inscrevê-lo na “Mil Milhas
Brasileiras” de 1992, mas mudou de idéia: Alfredo faleceu em 12 de junho de 2002 aos 81 anos de idade Participações em provas (com a colaboração de Napoleão Ribeiro) 08/04/1956 - Temporada do Automóvel Clube do Brasil - Interlagos/SP - Ferrari 250MM nº 10 - 2.490cc - 5º na geral e 3º na cat. SP+1.5 17/06/1956 - 2 Horas de Velocidade 7º Aniversário do Centauro - Interlagos/SP - Ferrari 250MM nº 10 - 2.49cc - 2º na eral e 2º na cat. SP+1.5 12/08/1956 - I Prêmio Benedicto Lopes - Interlagos/SP - Eclipse Especial Oldsmobile - 2º na geral e 2º na cat. MN 16/09/1956 - Prova 49° Aniversário do ACB - Interlagos/SP - Eclipse Especial Oldsmobile nº 90 - 4.000cc - MN 7º Lugar 24/11/1956 - I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Waldemar Santilli - Cadillac nº 90 - 5.442cc - 11º Lugar 16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont - Mec. Nac. - Interlagos/SP - Eclipse Especial Oldsmobile nº 19 - 3.800cc - 5º Lugar 16/12/1956 - Prêmio Santos Dumont - TFL - Interlagos/SP - Cadillac nº 96 - 5.441cc - 1º Lugar Participou em duas provas nesse dia. 09/02/1957 - Abertura do Campeonato Paulista - MN - Interlagos/SP - Eclipse Especial Oldsmobile nº 19 - 4.000cc - 5º Lugar 09/02/1957 - Abertura do Campeonato Paulista - TFL - Interlagos/SP - Cadillac nº 96 - 5.442cc - 1º Lugar Participou em duas provas nesse dia. 07/04/1957 - II Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Cadillac nº 96 - 5.200cc - TFL - 2º Lugar 23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - Mec. Nac.- Interlagos/SP - Eclipse Especial Cadillac nº 19 - 5.200cc - 5º Lugar 23/06/1957 - III Prova Cinqüentenário do ACB - Turismo - Interlagos/SP - Cadillac nº 96 - 5.200cc - TFL 4º Luga Participou em duas provas nesse dia. 25/08/1957 - IV Prova Cinqüentenário do ACB - Turismo - Interlagos/SP - Cadillac nº 96 - 5.200cc - TFL 3º Lugar 07/09/1957 - I 500 Quilômetros de Interlagos/SP - Com Ruggero Peruzzo - Eclipse Especial Cadillac nº 96 - 5.200cc - 17º Lugar 19/10/1957 - V Prova Cinqüentenário do ACB - Turismo - Interlagos/SP - Cadillac nº 96 - 5.200cc - TFL 1º Lugar 23/11/1957 - II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Waldemar Santilli - Cadillac nº 96 - 5.200cc - AB 01/12/1957 - VI Prova Cinqüentenário do ACB - Interlagos/SP - Eclipse Especial Cadillac nº 19 - 3º lugar 22/11/1958 - III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Waldemar Santilli - Cadillac nº 96 - 5.200cc - AB 23/04/1960 - I G. P. Juscelino Kubitschek - Eixo Rodoviário Sul - Brasília/DF - Eclipse Especial Cadillac nº 96 - 5.290cc 16º na geral e 9º na cat. Mec. Nac. Corrida junto com a categoria esporte. 26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Ivo Rizzardi - Chevrolet nº 88 - 4.500cc - 2º Lugar 26/11/1960 - V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Waldemar Santilli - Ford V-8 nº 84 - 4.200cc - AB Participou em dois carros nessa prova. Reformas em Interlagos - 1968/69 22/11/1970 - X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Com Antonio Versa - Chevrolet nº 78 - 4.999cc - 23º na geral e 15º na Div.4 Campeonatos: 1957 = Campeão Paulista na Categoria Turismo Força Livre (carreteras) |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||