Página acrescentada em 12 de outubro de 2007. Atualizado em
dezembro de 2020
Filho
caçula entre três irmãos, Sylvia a mais velha, depois Vasco e Luiz
que nasceu no bairro de Higienópolis em São Paulo (SP) no dia 16 de
janeiro de 1937. Em 1944, com 7 anos os pais o levaram à Interlagos
num passeio dominical, foram ver uma corrida de carros movidos a
gasogênio. Tinha também um primo de sua mãe, Ico Ferreira, corredor e que morava na mesma região.
Em 1948
voltou à Interlagos, desta vez com seu cunhado e seu irmão, e aí
Bueno naturalmente se apaixonou por corridas, mas tinha apenas 11
anos. E depois de ter feito um ótimo curso primário e entrado direto
para o ginásio no Colégio Rio Branco, foi reprovado, então seu pai o
chamou e disse: Quando voltou, Cláudio havia aberto uma oficina mecânica e seu irmão Vasco o ajudava, Cláudio já corria e Vasco também, e em 1951 vão, ele, o cunhado, a irmã e o irmão assistir ao “XI GP Cidade do Rio de Janeiro” (Circuito da Gávea), chegaram na véspera, escolheram um lugar com boa visibilidade e para guardar o lugar escolhido dormiram nos carros. Chico Landi, seu ídolo, chegou em segundo lugar, o argentino Froilán Gonzalez venceu. Passou então a dividir seu tempo entre os estudos e a oficina, onde ia “-...aprender a lavar peças”, diz, mas na verdade queria aprender muito mais, a preparação, o desenvolvimento e aprendeu também o esquema para amaciamento de motores, um processo que exigia muita disciplina em respeitar as faixas de rotação do motor, e ficou craque nisso, então após as aulas ia com sua pequena moto até Interlagos e lá passava a tarde toda dando voltas e assentando o motor, com isso ficou conhecendo o circuito como poucos. Vasco havia comprado um Fiat Stanguelini que Emílo Comino, um grande entusiasta do automobilismo e dono de uma oficina de carburadores, havia importado, modelo esportivo de alumínio, leve, e que Ciro Cayres havia corrido representando o Comino, patrocinado por ele.
Aos 19 anos (1956) Bueno resolveu começar a correr, seus pais deram outro carro ao Vasco e o Fiat ficou para as corridas, por essa época estava cursando o Científico no Colégio Paes Leme, que depois concluiu no Liceu Eduardo Prado. Começou a correr e continuou ajudando na oficina de Cláudio que havia se tornado um ponto de encontro de pilotos e aficionados, e foi lá que conheceu Bird Clemente, entre outros. Bird queria começar a correr e tinha um amigo, João Batista Carneiro, dono de uma retífica, que propôs uma troca para Bueno, ele dava um Simca Huit, e Bueno montava o seu motor e cambio no carro, em troca Luiz dava seu Fiat sem motor e cambio, e assim foi feito, com esse carro ele e Bird se inscreveram na “III Mil Milhas Brasileiras” em 1958, mas o carro quebrou logo no início da prova.
Em 1959,
aos 22 anos, atendendo anuncio da Willys (fabricante de automóveis)
fez fila na porta da fábrica e conseguiu vaga para trabalhar na
unidade de eixos e transmissões mas ficou poucos meses, só até aprender
a parte de transmissões, saiu e logo em seguida entrou para uma
concessionária, a Agromotor, trabalhou um pouco com a linha de Jipe
e Rural Willys e pouco antes do lançamento do Renault Dauphine, que
era fabricado sob licença pela Willys, foi para a fábrica e faz um
estágio especializando-se nesses carros. Já em 1961 voltou a correr, desta vez se inscreveu em dupla com Danilo de Lemos com um Dauphine na prova “II 24 Horas de Interlagos”, foram bem no índice performance e conheceram Mauro Salles que também havia corrido e este os apresentou para a diretoria da Willys, e convidados, conheceram um projeto sigiloso para o qual Bueno foi convidado a trabalhar, mas num departamento novo que estava para se iniciar, o Departamento de Carros Esporte. Admitido foi para a França fazer um estágio na fábrica do Alpine, de Jean Redelé, o Alpine foi fabricado no Brasil pela Willys e recebeu o nome de Willys Interlagos. Retornando ao Brasil, Christian Heins já havia sido admitido como chefe e pouco tempo depois foi criado o Departamento de Competições para desenvolver os carrinhos, e Bueno também estava nele. Com o inicio do Departamento de Competições, vendo não ser possível conciliar o lado esportivo com o lado profissional, se desligou da fábrica, ficando apenas como piloto de competição. Em 1962 abriu, com um amigo de infância, Franklin Martins, uma oficina onde preparava carros da linha Renault, a Oficina Torke na Rua Jesuíno Pascoal. Em 1962 corria pela Equipe Willys, que não ia participar da prova “V 500 Quilômetros de Interlagos” reservada aos carros de fórmula, e nos boxes pouco antes da prova foi convidado a fazer dupla pelo amigo Waldimir Fakri numa Ferrari/Lancia V6 de Mecânica Nacional, fez inscrição na própria pista e participou, chegaram em sétimo lugar. Na equipe “ficou de castigo” por mais de um ano, pois Christian dizia precisar de alguém firme para pilotar os Gordini, até que em 1963 correu com o Fórmula Junior Landi/Bianco/Gordini em Araraquara e foi tão bem que já na corrida seguinte passou para o Willys Interlagos. No “VI 500 Quilômetros de Interlagos” em 1963 voltou a pilotar o F-Jr, mas a caixa de direção quebrou, se soltou, e corria de um lado para o outro quando girava o volante, então as rodas não viravam. Desistiu.
Em 1964,
aos 27 anos de idade, correu em dupla com
Chico Landi, seu ídolo desde a
adolescência,
que havia entrado como consultor na equipe, na prova “II 500 Milhas
de Porto Alegre” (RS), em seguida, ainda com Landi fez sua primeira
prova internacional, a “200 Milhas de Montevidéu”, no Autódromo de
“El Pinar”, mas o carro apresentou problemas obrigando a seis
paradas no box.
Ganhou a
prova “IX 500 Quilômetros de Interlagos” em 1966, com o Alpine A110
Renault desenvolvido por Toni Bianco. No “XI Circuito de Petrópolis”
(RJ) também chamada de “3 Horas de Velocidade de Pertopolis” ele foi
envolvido num acidente onde atropelou Cacaio (Joaquim Carlos Telles
de Matos) que naquela prova não participava. Houve um acidente com
Carol Figueiredo e Cacaio entrou na pista para sinalizar que o
caminhão de bombeiros havia entrado na pista:
Ficou na equipe e correu até novembro de 1968, quando já se chamava Equipe Ford-Willys, durante esse tempo fez parcerias com diversos pilotos, Bird Clemente, Wilson Fittipaldi Junior, José Carlos Pace, Luiz Fernando Terra Smith, Francisco Lameirão, enfim todos que passaram pela equipe.
Fora da Equipe Ford-Willys Bueno fez a última corrida de 1968, o “II Mil Quilômetros da Guanabara”, com uma BMW 2000TI da Equipe CBE de Eugenio Martins, em dupla com Jan Balder, mas um erro dos mecânicos fez trincar o bloco do motor e tiveram que parar (no pit-stop a equipe completou a água com o motor desligado).
Em 1969
essa equipe foi comprada por Aguinaldo de Góes Filho e passou a se
chamar CEBEM, e Bueno foi correr em Curitiba (PR), Autódromo dos
Pinhais, com uma BMW “Schnitzer”, mas nos treinos capotou e não
participou da prova: No mês seguinte, novamente em dupla com Jan Balder participou com uma BMW da Equipe CEBEM do “V Mil Quilômetros de Brasília”, mas não concluíram a prova.
Em
seguida, Bueno e Ricardo Achcar foram à Inglaterra correr de Fórmula
Ford pela equipe SMART (Stirling Moss Racing Team), chegaram em maio
com o campeonato já iniciado e foi preciso muita conversa para Moss
aceitar a dupla, afinal deveriam ter chegado em março:
Diz a
lenda que um teste havia sido conseguido pelo Ricardo Achcar quando
Moss esteve no Brasil para a entrega do Prêmio Victor da revista
4Rodas, a promessa de um teste para quatro pilotos brasileiros na
F-Ford, a ser feito na Inglaterra em fevereiro de 69. Chegando em Londres apresentaram-se à Stirling Moss, este, já sóbrio, não se entusiasmava muito a contratar dois pilotos brasileiros, totalmente desconhecidos. Ashcar já tinha uma vitória na F-Ford em Oulton Park no ano anterior, mas os outros eram completamente desconhecidos no circuito internacional, mas, cumprindo a promessa feita no Brasil marcou o teste em Brands Hatch.
Os pilotos brasileiros alugaram um Triumph esporte e treinaram algumas voltas no circuito. Nesse meio tempo, Ray Allen, campeão inglês de F-Ford em 68, fazia os acertos necessários no F-Ford e fazia tempo para referências no teste. O teste foi cada um dar cinco voltas, sendo três cronometradas. Os avaliadores, Moss, Lanfranchi e Allen, ficaram instalados na torre, que permitia uma boa visão da pista. Microfones espalhados por todo o circuito captavam o som do motor a cada curva. Norman Casari foi o primeiro a andar, mas rodou na segunda volta. Milton Amaral foi o segundo, mas sem marcar um bom tempo. Bueno assumiu e logo na segunda e terceira volta virou mais rápido que Ray Allen. Por último, Ricardo Ashcar, virou muito bem, mas também rodou. Ray Allen, inconformado com o tempo de Bueno tentou superá-lo e acabou batendo numa curva e destruindo o carro.
Moss
empolgou-se com Bueno e ainda o encarregou de escolher seu
companheiro, escolha que recaiu em Ashcar por ter sido quem
conseguiu o teste. Após alguns dias em Londres foram para Lisboa, a
fim de embarcar no navio do Almirante de volta para o Brasil.
Já sem
“grana” recorreram à Amadeu Girão que fez gestões com as autoridades
portuguesas que forneceram documentos para que os quatro fossem
repatriados, só assim poderiam embarcar num navio de guerra
brasileiro. Dessa forma, doze dias depois, embarcaram de volta ao
Brasil. Aceitos na equipe, logo na primeira prova Bueno sofreu um grave acidente e destruiu o carro. Reconstruído, retornou às competições, mas nas duas provas seguintes só conseguiu resultados ruins, até que um mecânico da fábrica do chassi passando pelo box da equipe percebeu que o carro estava desalinhado, feitos os ajustes passou a obter resultados excelentes, inclusive seis vitórias e terminando o ano como vice-campeão. Retornando ao Brasil participou do “Torneio BUA” de F-Ford, com cinco provas em quatro autódromos. Como as provas aconteciam uma vez a cada final de semana e a etapa de Fortaleza (CE) acontecia em seguida à de Curitiba (PR) e os carros eram transportados em carretas, só chegaram ao Autódromo do Euzébio tarde da noite de sexta-feira, os mecânicos viraram a noite montando e regulando os carros e o treino só foi realizado no sábado. Bueno que não havia conseguido bons resultados nas etapas anteriores foi segundo nessa e venceu a seguinte, em Jacarepaguá (RJ).
Com a
promessa de um diretor da fábrica Lola Cars, que viera ao Brasil
para o Torneio de F-Ford, de que cederia um carro da Fórmula 5000
para ele correr a temporada de 1970, saiu em busca de patrocínio e
nesse meio tempo fez duas provas para em seguida, ele, o Greco, e
mais um diretor da “Standard Propaganda” irem à Inglaterra, mas o
tal diretor não sustentou a promessa, já havia acertado com outro
piloto. Aí os três conversaram com o dono da Brabham, Bernie
Ecletone, e também com o dono da March, Max Mosley, mas nada foi
conseguido.
Voltando ao Brasil passou a correr pela equipe Greco quando venceu pela segunda vez o “XI 500 Quilômetros de Interlagos”, com um Bino Mark II, se tornando bicampeão, até que no final de 1970 o publicitário Walter Uchoa de Mendonça teve a idéia de montar uma nova equipe em moldes profissionais, conversou com Anísio Campos, José Carlos Pace, Chico Rosa e Bueno.
Enquanto
as coisas se ajustavam participou do Torneio de Fórmula 3 em Janeiro
de 1971 em mais uma promoção do Antonio Scavone, antes havia vencido
uma das etapas de um torneio realizado pela Ford, para lançar o
carro Corcel, e ganhou uma perua modelo Belina da linha do Corcel,
como prêmio. Vendeu a Belina e mais o dinheiro recebido dos
organizadores do Torneio de F-3 investiu tudo na nova equipe.
A
estréia do Porsche 908/2 foi no “Torneio União e Disciplina” em Interlagos,
a revisão total do carro só terminou na véspera impedindo Bueno de
treinar e fazer a tomada de tempo. Sem tempo saiu no último lugar do grid, mas para surpresa geral já na Curva 1 (da pista antiga) estava
em primeiro e assim terminou as duas baterias da prova. Nessa época seu primeiro casamento já se havia desfeito e estava casado com uma moça do Rio de Janeiro, mas morando em São Paulo, após uns três anos, nova separação e outro casamento, mas esse duraria uns 20 anos. Com o Porsche 908/2 venceu em 1971 o “XII 500 Quilômetros de Interlagos”, tornando-se o segundo tricampeão da prova, aos 34 anos e 7 meses de idade (1966, 1970 e 1971). O primeiro tricampeão da prova foi Celso Lara Barberis (1957, 1960 e 1961)
Bueno diz que o carro era excepcional, mas segundo
Anísio Campos o
cuidado dele com o carro era fora-de-série, coava a gasolina usando como filtro
um pedaço de camurça, e chegava a fazer esse trabalho duas a três
vezes.
Pelas recomendações da Porsche, o motor do 908/2 deveria passar por
uma revisão completa a cada 50 horas de funcionamento. Em junho de
1972, Anísio aproveitou uma pausa no calendário nacional e enviou o
Porsche 908/2 à Stuttgart para uma revisão na fábrica. O carro ficaria
pronto antes dos Mil Quilômetros da Áustria, disputada no autódromo
de Zeltweg. Inscreveram o carro e Bueno fez dupla com José Renato
“Tite” Catapani. A surpresa: Bueno/Tite conseguiram o 7º tempo entre
27 carros, ficando atrás apenas de um Mirage M6-Ford, de um Lola
T280-Ford e de quatro Ferrari 312PB oficiais, uma delas pilotada
pela dupla Helmut Marko/José Carlos Pace. Mas o objetivo da equipe
era apenas terminar.
Em
novembro de 1972, aconteceu a última corrida dos carros importados no
Brasil e Bueno sagrou-se campeão da categoria Esporte-Protótipo com
o Porsche 908/2. Mas por motivos nunca bem explicados, a CBA (Confederação
Brasileira de Automobilismo) decidiu que a partir de 1973 seriam
admitidos somente protótipos nacionais, os importados só poderiam
correr se fossem equipados com um motor de fabricação nacional. Sem
possibilidade de continuar usando o Porsche 908/2, Bueno e
Anísio Campos
decidiram vender o carro, que foi comprado por um colecionador. Na corrida uma pane elétrica cortou o motor na subida da junção e ele conseguiu chegar aos boxes só no embalo, aí após trocarem a caixa preta, voltou à corrida, mas sem chance nenhuma de disputar posições, terminou em décimo segundo lugar.
Então a partir de 1973, Bueno passou a correr com um Chevrolet Opala 4.100cc da Divisão 3, que pilotou por 4 ocasiões, mas só conseguia resultados medianos, até que na metade da temporada mudou para um Ford Maverick desenvolvido pelo argentino Orestes Berta. Em 1974 não correu, mas a Hollywood trouxe novidade para o ano de 1975, um protótipo Divisão 4, feito pelo argentino Oreste Berta, equipado com motor Ford Maverick V8 nacional que foi a sensação da temporada, Bueno foi campeão na categoria, mas ao final do ano a Hollywood anunciou que não ia mais patrocinar a equipe, então os sócios encerram as atividades
Bueno
morava em frente a “Bantec” (Banco Técnico) na Rua João Cachoeira no
bairro do Itaim-Bibi e ia sempre lá, pois era de seu amigo Franklim
Martins, quando a equipe fechou este o chamou e passou uma
procuração de plenos poderes e ele entrou como sócio para a “Bantec”:
Em 1978 voltou às pista, desta vez pilotando um Chevrolet Opala 4.1 numa corrida do Torneio Rio-São Paulo de Divisão 1 em Jacarepaguá (RJ), ele quase não conseguiu participar pois o caminhão quebrou na Via Dutra e chegou com muito atraso, impedindo Bueno de treinar. Foi apenas essa corrida. Só retornou às competições em 1982, aos 45 anos e 9 meses para correr de Stock Car, obteve resultados medianos e parou de correr, ficou 1983 sem participar de nenhuma corrida e em 1984, a convite do amigo Lian Duarte fez, aos 47 anos e 9 meses, sua prova de despedida, a “XIV Mil Quilômetros de Brasília”, a bordo de um Ford Escort classificaram-se em oitavo lugar.
No
começo dos anos 90, após mais uma separação, Bueno se mudou para a
cidade de Atibaia (SP) e casou novamente, ficou afastado do
automobilismo, mas sempre que convidado participava de eventos e
encontros, principalmente de antigomobilismo, como por exemplo o
evento “Clássicos de Competição” realizado em Interlagos em janeiro
de 2007, onde junto com os amigos Bird Clemente e Mario “Marinho”.
MarioCésar de Camargo Filho proferiu uma palestra, conduzida por outro
amigo, Jan Balder, sobre o automobilismo dos anos 60.
Principais participações em provas (Com a colaboração de Napoleão Ribeiro) 06/04/1957
- II Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP
- Fiat 1.089cc nº 113ª - 9º
na geral e 3º na T-2.0 23/06/1957
- III Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP -
Fiat 1.089cc nº 113A - 8º
na geral e 3º na T-2.0 25/08/1957
- IV Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Simca
1.221cc nº 89A - 7º
na geral e 3º na T-2.0 07/09/1957
- I 30/11/1957
- VI Prova Cinqüentenário do ACB - TFL - Interlagos/SP - Fiat
1.089cc nº 89A - 7º
na geral e 5º na T-2.0 23/02/1958
- Prova Crônica Esportiva Paulista - Interlagos/SP - Fiat 1.089cc
nº 89A - 3º na
geral e 2º na T-2.0 20/04/1958
- Prova Sulamericana - TFL - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº 89A -
8º na geral e 5º
na T-2.0 21/06/1958
- Cinqüentenário da Imigração Japonesa TFL - Interlagos/SP -
Fiat 1.089cc nº 89A - 7º na
geral e 5º na T-2.0 07/09/1958
- II 22/11/1958
- III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Simca Huit - 1.089cc nº
98 - C/Bird Clemente - TFL - AB (29º
Lugar 30/11/1958
- Prêmio Adhemar de Barros - TFL - Interlagos/SP - Simca 1.221cc nº
98 - 5º na geral e 3º na T-2.0 03/06/1961
-
II 24 Horas de Interlagos/SP - Renault Dauphine 845cc nº 26 -
C/Danilo de Lemos - 22º
na geral e 11º na T-1.3 25/01/1962
- I 12 Horas de Interlagos/SP - Renault Dauphine 845cc nº 21 -
C/Renato Freire - 39º
na geral e ND na T-1.3 25/02/1962
- Festival de Recordes - Renault - Interlagos/SP - Renault Gordini
845cc nº 14 - Renault
- 3º Lugar 25/05/1962
- Prêmio Victor Losacco - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº
14 - 9º na geral
e 8º na T-1.3 19/08/1962
- I Circuito de Araraquara - Grupo I - Araraquara/SP - Renault
Gordini 845cc nº 38 - 14º
na geral e 5º na T-850 02/09/1962
- I 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Renault Gordini 845cc nº
38 - 16º na
geral e 2º na T-850 07/09/1962
- V 500 Quilômetros
de Interlagos - Ferrari/Lancia 2.451cc nº 74 - C/Waldimir Fakri - 7º
Lugar 08/12/1962
- I 500 Milhas
de Interlagos - Renault Gordini 845cc nº 42 - C/Ettore Beppe - 7º
na geral e 1º na T-850 10/03/1963
- II 12 Horas de Interlagos - Renault Gordini 845cc nº 17 - C/Chiquinho Lameirão/José Armando Ricard - 16º
na geral e 8º na T-1.3 28/04/1963
- I 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - Renault Gordini
845cc nº 40 - C/Chiquinho Lameirăo/Christian Heins - 3º
na geral e 1º na TA 28/04/1963
- I 12 Horas de Brasília - Trampolim do Eixo/DF - Renault Gordini
845cc nº 41 - C/Chiquinho Lameirão/Luiz Carlos Fagundes - 5º
na geral e 2º na TA 25/08/1963
- II Circuito de Araraquara/SP - Gr. III - Araraquara/SP - Renault
Gordini 845cc nº 41 - 6º
na geral e 1º na T-850 25/08/1963
- II Circuito de Araraquara/SP - MN - Araraquara/SP - Landi/Bianco/Gordini
998cc nº 33 - 3º
na geral e 1º na MN-1.1 01/09/1963
- II 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc
nº 12 - 2ºna
geral e 2º na T-1.0 07/09/1963
- VI 500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Landi/Bianco/Gordini 998cc nº 33 - MN-1.1 06/10/1963
- 13/10/1963
- I 10/11/1963
- I 1500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Renault 1093 845cc nº 40 - C/Wilson Fittipaldi
Jr. - 4º na
geral e 1º na T-850 24/11/1963
- I 02/02/1964
- 14/03/1964
- Prêmio Amilcar Laurindo Ribas - G-I - Interlagos/SP - Willys
Interlagos 998cc nº 12 - T-1.3
- 1º Lugar 14/03/1964
- Prêmio Amilcar Laurindo Ribas - G-III - Interlagos/SP - Willys
Interlagos 998cc nº 21 - T-1.3
- 1º Lugar 22/03/1964
- III Circuito da Barra da Tijuca/RJ - Gr. III - Willys Interlagos
998cc nº 21 - T-1.3
- 1º Lugar 03/05/1964
- Circuito de Recife/PE - Cid. Universitária - Carretera Gordini
998cc nº 47 - TFL
- 1º Lugar 10/05/1964
- I 3 Horas da Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 22 -
T-1.3 - AB 24/05/1964
- II 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Willys
Interlagos 998cc nº 12 - C/Bird Clemente/Wilson
Fittipaldi Jr. - T-1.3 - 1º Lugar 24/05/1964
- II 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo - Willys
Interlagos 998cc nº 22 - C/Bird Clemente/Wilson Fittipaldi Jr. - T-1.3
- 2º Lugar 07/06/1964
- GP Estado da Guanabara - Ilha do Fundão/RJ - Willys Interlagos
998cc nº 12 -
T-1.3 - 1º Lugar 26/07/1964
- III 100 Milhas
da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Willys Interlagos 998cc nº 21 -
2º na geral e 1º
na T-1.3 15/08/1964
- 30/08/1964
- III 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos
998cc nº 22 - 4º
na geral e 2º na T-1.3 07/09/1964
- VII 500 Quilômetros
de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº22
- 2º na
geral e 1º na T-1.3 13/09/1964
- Grande Prêmio do Ceara - Fortaleza/CE -
Carretera Gordini 1.108cc nº 47 - TFL
- 2º Lugar 18/10/1964
- I 27/03/1965
- II 11/04/1965
- I Etapa - Camp. Carioca - Ilha do Fundão/RJ - Willys Interlagos
998cc nº 21 - T-1.3
- 2º Lugar 26/04/1965
- III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Alpine A110
Renault 1.108ccnº 43 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird - 6º
na geral e 2º na PT 26/04/1965
- III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Willys
Interlagos 998cc nº 22 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird/Pace - 5º
na geral e 2º na T-1.3 26/04/1965
- III 12 Horas de Brasília/DF - Trampolim do Eixo/DF - Willys
Interlagos 998cc nº 21 - C/Wilson Fittipaldi Jr/Bird/Pace - 2º
na geral e 1º na T-1.3 16/05/1965
- II 23/05/1965
- III 12 Horas de Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc nº 21 -
C/Carol Figueiredo/Marivaldo Fernandes/Bird Clemente - 17º
na geral e 8º na T-1.6 23/05/1965
- III 12 Horas de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296ccnº 47
- C/José Carlos Pace - 25º
na geral e 4º na PT 20/06/1965
- II 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Willys Interlagos 998cc
nº 21 - 3º na
geral e 1º na T-1.0 08/09/1965
- I Circuito de Vitória/ES - Vitória/ES - Alpine A110 Renault
1.296ccnº 47 - 3º na
geral e 2º na PT 19/09/1965
- GP IV Centenário Rio de Janeiro - Barra da Tijuca/RJ - Alpine
A110 Renault 1.296cc nº 46 -
16º
na geral e 6º na PT 26/09/1965
- II Circuito Força Livre - Cidade Universitária/PE - Carretera
Gordini 1.296cc nº 46 - TFL
- 1º Lugar 24/10/1965
- III 31/10/1965
- VIII 08/05/1966
- 28/05/1966
- III 24 Horas de Interlagos/SP - Renault R-8 1.108cc nº 22 - C/Bird
Clemente - 30º
na geral e 19º na T-1.3 03/07/1966
- Prova de Aniversário do ACESP - Interlagos/SP - Alpine A110
Renault 1.296ccnº 47 - TFL
- 2º Lugar 10/07/1966
- Prêmio Prefeito Negrão de Lima - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110
Renault 1.296ccnº 46 - PT
– ND (Inauguração do Autód. de Jacarepaguá ) 17/08/1966
- II 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault
1.296ccnº 46 - PT
- 3º Lugar 04/09/1966
- V 3 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault
1.296ccnº 46 - PT/GT
- 1º Lugar 07/09/1966
- IX 25/09/1966
- IV Etapa do Campeonato Paranaense - Tarumã/PR - Willys Interlagos
998cc nº 100 - GT
- 1º Lugar 13/11/1966
- 12 Horas de Lajes/SC - Lajes/SC - Willys Interlagos 998cc nº 100
- C/Luiz Fernando Terra Smith - 2º
na geral e 1º na GT 19/11/1966
- VIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault
1.296ccnº 47 - C/Luiz Fernando Terra Smith - 7º
na geral e 5º na PT/GT 04/12/1966
- I 18/12/1966
- I Mil Quilômetros da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110
Renault 1.296ccnº 47 - C/Bird Clemenrte - PT
- 5º Lugar 29/01/1967
- Camp. Bras. de Subida de Montanha - Serra da Graciosa/PR - Alpine
A110 Renault 1.296ccnº 47 - PT
- 1º Lugar 19/03/1967
- IV 12 Horas de Interlagos/SP - Alpine A110 Renault 1.296cc nº
47 - C/Bird Clemenrte - 11º
na geral e 4º na PT/GT 09/04/1967
- III 3 Horas da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Alpine A110 Renault
1.296cc nº 47 - PT
- 3º Lugar 23/04/1967
- III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Alpine
A110 Renault 1.296ccnº 47 - C/Bird Clemenrte - 22º
na geral e 6º na PT/GT 11/06/1967
- III 6 Horas de Velocidade - Interlagos/SP - Alpine A110 Renault
1.296ccnº 46 - C/Luiz Fernando Terra Smith - 12º
na geral e 3º na PT/GT 19/11/1967
- Camp. Bras. de Subida de Montanha - Estr. Petrópolis-Teresópolis/RJ
- Willys Mark I Renault 1.296cc
nº 21 - PT -
1º Lugar (estréia do Mark I) 03/12/1967
- IX Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Willys Mark I Renault
1.296cc nº 21 - C/Luiz Fernando Terra Smith - PT/GT
- 1º Lugar 17/12/1967
- Prova Almirante Tamandaré - Jacarepaguá/RJ - Willys Mark I Renault
1.296cc nº 21 - PT/GT
- ND
Reformas
em Interlagos /1968 /69
11/02/1968
- XIII Prova Antoninho Burlamaque/RS - Willys Mark I Renault 1.296cc
nº 2 - TFL - 1º
Lugar 24/03/1968
- Prova Omar Sabbage - Autódromo de Pinhais - Renault 1093 845cc nº
147 - 9º na
geral e 3º na T-850 13/04/1968
- IV Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Bino Mark
II Renault 1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace
- PT - 1º
Lugar (estréia do MkII) 30/06/1968
- I 20/07/1968
- 3 Horas de Velocidade - Petrópolis/RJ - Bino Mark II Renault
1.296ccnº 47 - Interrompida
por acidente - PT 04/08/1968
- III 500 Quilômetros
da Guanabara - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº 47
- C/Bird Clemente - 2º
na geral e 1º na PT 27/10/1968
- Prova Santos Dumont - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault 1.296ccnº
47 - C/José Carlos Pace - PT
- 1º Lugar 17/11/1968
- Prova Deputado Levi Neves - Jacarepaguá/RJ - Bino Mark II Renault
1.296ccnº 47 - C/José Carlos Pace - PT
- 1º Lugar 08/12/1968
- II Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá/RJ - BMW 2000
TI 1.990cc nº 3 - C/Jan Balder - 16º
na geral e 4º na TM 23/03/1969 - Presid. Artur da Costa e Silva - Autódromo de Pinhais - BMW Schnitzer- Capotou nos treinos e AB 20/04/1969
- V Mil Quilômetros de Brasilia - Eixo Monumental - BMW 2002 1.990cc nº
7 - C/Jan Balder - TM 25/05/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- AB 15/06/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Silverstone/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 12º Lugar 22/06/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 21º Lugar 12/07/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC
- Merlyn
Mk 11A 1.588cc - F-Ford
- 2º Lugar 13/07/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC
- Merlyn Mk 11A
1.588cc -
F-Ford
- 4º Lugar 03/08/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- AB 10/08/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 1º Lugar 17/08/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 1º Lugar 01/09/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Mallory Park/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 4º Lugar 08/09/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 2º Lugar 14/09/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Croft/ESC
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 1º Lugar 29/09/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Oulton Park/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 1º Lugar 28/09/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 1º Lugar 05/10/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Snetterton/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 2º Lugar 12/10/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Mallory Park/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 3º Lugar 02/11/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 1º Lugar 23/11/1969
- Torneio Britânico de F-Ford - Brands Hatch/ING
- Merlyn Mk 11A
1.588cc - F-Ford
- 5º Lugar
18/01/1970
- 01/02/1970
- Torneio BUA de F-Ford - 1ª Etapa - Jacarepaguá/RJ
Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford
- 17º Lugar 08/02/1970
- Torneio BUA de F-Ford - 2ª Etapa - Curitiba/PR
Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford
- 16º Lugar 15/02/1970
- Torneio BUA de F-Ford - 3ª Etapa - Fortaleza/CE
Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford
- 2º Lugar 22/02/1970
- Torneio BUA de F-Ford - 4ª Etapa - Jacarepaguá/RJ
Merlyn F-Ford 1.588cc nº 11 - F-Ford
- 1º Lugar 01/03/1970
- Torneio BUA de F-Ford - 5ª Etapa - Interlagos/SP
Lola T-200
F-Ford 1.588cc nº 11 -
F-Ford
- 7º Lugar
08/03/1970
- 15/03/1970
- Festival Brasileiro de Velocidade - Monop - Interlagos/SP - Merlyn/Ford
1.588cc nº 47 - F-Ford
- 1º Lugar 15/03/1970
- Festival Brasileiro de Velocidade - Div. 4 - Interlagos/SP - Bino
Mark II Renault 1.440ccnº 47 - D4
- 1º Lugar 14/06/1970
- IV 12 Horas de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.440ccnº 47
- C/Lian Abreu
Duarte - D4 - 1º Lugar 19/07/1970
- 2 Horas de Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47 - D4
- 1º Lugar 07/09/1970
- XI 25/10/1970
- GP Mackenzie - Interlagos/SP - Bino Mark II Renault 1.584ccnº 47
- D4 - 2º Lugar 08/11/1970
- Inauguração do Autódromo - Tarumã/RS
- Bino Mark II
Renault 1.584ccnº 47 - D4
- 2º Lugar 14/11/1970
- Festival de Recordes - Marginal Pinheiros/SP - Ford Galaxie 7.016cc
nº 47 - 3º
Lugar 22/11/1970
- X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos/SP - Bino Mark II Renault
1.584ccnº 47 - C/Lian
Abreu Duarte - D4 - ND
29/11/1970
- Torneio Nacional Ford Corcel - 1ª Etapa - Interlagos/SP
- Ford Corcel 1.372cc nº 8
- 1º Lugar 06/12/1970
- Torneio Nacional Ford Corcel - 2ª Etapa - Jacarepaguá/RJ
- Ford Corcel
1.372cc nº 3- ND
03/01/1971
- 10/01/1971
- I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 1ª Etapa - Interlagos/SP
- Chevron B-15
Holbay 1.588cc nº 11 - F-3
- 2º Lugar
17/01/1971
- I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 2ª Etapa
- Interlagos/SP - Chevron
B-15 Holbay 1.588cc nº 11 - F-3
- 14º Lugar 25/01/1971
- I Torneio Bras. De Fórmula 3 - 3ª Etapa
- Interlagos/SP
- Chevron B-15
Holbay 1.588cc nº 11- F-3
- 20º Lugar
10/02/1971
- Troféu Cidade de Porto Alegre - Tarumã/RS
- Chevron B-15 Holbay 1.588cc nº
11 - F-3 -
AB 20/06/1971
- Torneio União e Disciplina - Interlagos/SP
- Porsche 908/2
2.997cc nº 11 - D6 - 1º
Lugar (Equipe Z) 27/06/1971
- Premio Ciudad de Vicente Lopez - Buenos Aires/ARG - Porsche 908/2
2.997cc nº 1 - SP - 2º
Lugar (Equipe Z) 04/07/1971
- IV 6 Horas de Interlagos - Porsche 908/2 2.997cc nº 11 - C/Anisio
Campos - 11º na
geral e 2º na D6 (Equipe Z)
01/08/1971
- 08/08/1971
- GP General San Martin - Las Flores/ARG
- Porsche
908/2 2.997cc nº 11 - SP
- 2º Lugar 15/08/1971
- 07/09/1971
- XII 24/10/1971
- GP de San Juan - San Juan/ARG
- Porsche
908/2 2.997cc nº 11 - SP
- 1º Lugar 14/11/1971
- 3ª Etapa do Torneio Brasileiro de F2 - Tarumã/RS
- March 712M -
FVA 1.930cc nº 11 - F-2
- 17º Lugar
21/11/1971
- 4ª Etapa do Torneio Brasileiro de F3 - Cordoba/ARG
- March 712M - FVA
1.930cc nº 11 - F-2
- 5º Lugar 11/12/1971
- Copa Brasil - 1ª Etapa - Interlagos/SP
- Porsche 908/2
2.997cc nº 1 - D6 - 1º
Lugar
18/12/1971
- Copa Brasil - 2ª Etapa - Interlagos/SP
- Porsche 908/2 2.997cc nº 1 -
D6 - 1º
Lugar
30/01/1972
- Festival de Recordes - Base Aérea de Cumbica
- Porsche 908/2
2.997cc nº 1 - D6
- 2º Lugar 30/03/1972
- GP do Brasil de F-1 (Extra-Camp.) - Interlagos/SP - March 711 Ford
2.993cc nº 1 - F1
-6º Lugar 23/04/1972
- Prêmio Aniversário de Brasília - Estádio Pelezão/DF
- Porsche 910
1.991cc nº 1 - C/Alex Dias Ribeiro - 1º
Lugar 30/04/1972
- Festival de Roncos e Motores - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc
nº 11 - D6 - 1º
Lugar 07/05/1972
- 1ª Etapa do Brasileiro de D-6 - Tarumã/RS
- Porsche 908/2
2.997cc nº 11 - D6 - 1º
Lugar
14/05/1972
- Corrida dos Campeões -
Interlagos/SP - Porsche
908/2 2.997cc nº 11 - D6 -
1º Lugar 25/06/1972
- Mil Km de Zeltweg - Zeltweg/AUT - Porsche 908/2 2.997cc nº 12 -
C/Tite Catapani - SP+2.0
- AB
27/08/1972
- Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Tarumã/RS
- Chevrolet Opala 4.098cc nº 11
- 8º na
geral e 5º na T+3.0 03/09/1972
- XIII 17/09/1972
- 15/10/1972
- 4ª Etapa do Brasileiro de Turismo D-3 - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala
4.098cc nº 11 - T+3.0
- 1º Lugar 12/11/1972
- Camp. Bras. Viat. Esporte - Interlagos/SP - Porsche 908/2 2.997cc
nº 11 - D6 - 1º
Lugar 11/02/1973
- I GP Brasil de F1 - Interlagos/SP - Surtees TS9B Ford 2.993cc nº
23 - F1 - 12º
Lugar
20/05/1973
- Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Tarumã/RS
- Chevrolet Opala 4.098cc nº 1 -
33º na
geral e 7º na T+3.0 03/06/1973
- Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Pinhais/PR - Chevrolet
Opala 4.098cc nº 1 - 16º
na geral e 10º na T+3.0 29/07/1973
- Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Cascavel/PR - Chevrolet
Opala 4.098cc nº 1 - T+3.0
- ND 05/08/1973
- Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Interlagos/SP - Chevrolet
Opala 4.098cc nº 1 - 43º
na geral e 9º na T+3.0 25/08/1973
- II 25 Horas de Interlagos/SP - Ford Maverick 4.950cc nº 11 - C/Tite
Catapani/Alex D. Ribeiro - T+3.0
- 5º Lugar
09/09/1973
- XIV 28/10/1973
- 16/12/1973
- Camp. Bras. Viaturas Turismo (DIV 3) - Interlagos/SP - Chevrolet
Opala 4.098cc nº 11- 13º
na geral e 5º na T+3.0 02/03/1975
- I Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Interlagos/SP - Ford Maverick
4.950cc nº 11 - T+3.0
- 1º Lugar 16/03/1975
- I Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Interlagos/SP - Berta/Ford
4.950cc nº 11
- D4+2.0 - 1º
Lugar
26/04/1975
- II Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Tarumã/RS
- Ford Maverick 4.950cc nº 1 - 32º
na geral e 4º na T+3.0
15/06/1975
- IV Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Goiânia/GO
- Ford Maverick
4.950cc nº 1 - 18º
na geral e 7º na T+3.0
06/07/1975
- II Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Tarumã/RS
- Berta/Ford 4.950cc nº
11 - 3º
na geral e 2º na D4+2.0
10/08/1975
- III Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Brasília/DF
- Berta/Ford
4.950cc nº 11
- D4+2.0 - 1º
Lugar
31/08/1975
- V Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Tarumã/RS
- Ford Maverick 4.950cc nº 11 - 24º
na geral e 6º na T+3.0
14/09/1975
- 1ª do Torneio Sulamericano Maverick
- Interlagos/SP - Ford Maverick (4
cil) 2.301ccnº 23 - Maverick
- 31º Lugar
05/10/1975
- 4ª Etapa do Paulista de Turismo D-3 - Interlagos/SP
- Ford Maverick 4.950cc nº 11 - T+3.0
- 1º Lugar
19/10/1975
- IV Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Goiânia/GO
- Berta/Ford
4.950cc nº 11 - D4+2.0
- 1º Lugar 26/10/1975
- VI Etapa - Camp. Brasileiro Div. 3 - Interlagos/SP - Ford Maverick
4.950cc nº 1 - T+3.0
- 1º Lugar 16/11/1975
- V Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Cascavel/PR - Berta/Ford 4.950cc nº
11 - 13º
na geral e 5º na D4+2.0 07/12/1975
- VI Etapa - Camp. Brasileiro Div. 4 - Interlagos/SP - Berta/Ford
4.950cc nº 11 - D4+2.0
- 1º Lugar
19/03/1978
- 1ª Etapa Torneio Rio/S.Paulo de D1 classe C - Jacarépagua/RJ
- Chevrolet Opala
4.098cc nº 5 - T+3.0
- 11º Lugar
12/09/1982
- 4ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Interlagos/SP
- Chevrolet Opala 4.098cc nº 90
- SC - ND 26/09/1982
- 5ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Jacarepaguá/RJ
- Chevrolet Opala
4.098cc nº 90 -
SC - 10º Lugar
24/10/1982
- 7ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Tarumã/RS
- Chevrolet Opala 4.098cc nº 90
- SC - 9º
Lugar
20/11/1982
- 9ª Etapa do Brasileiro de Stock Car - Jacarepaguá/RJ
- Chevrolet Opala
4.098cc nº 90 -
SC - 10º Lugar 09/09/1984 - XIV Mil Quilômetros de Brasilia/DF - Brasília/DF - Ford Escort 1.555cc nº 46 - C/Lian Duarte - MP - 8º Lugar
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|